CGU - Concurso de Boas Práticas

2° Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União

A Controladoria-Geral da União organiza o Concurso de Boas Práticas voltado a estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública.

As práticas devem estar relacionadas ao fortalecimento dos controles internos administrativos, a promoção da transparência ativa e/ou passiva, o aprimoramento das atividades de ouvidoria ou a diminuição no tempo de apuração disciplinar, sendo que cada órgão ou entidade pode inscrever até duas experiências por categoria.

Serão premiadas as três melhores práticas em cada categoria, avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como inovação, criatividade, simplicidade, utilidade, aplicabilidade, custo-benefício, entre outros. Ainda, poderão ser concedidas menções honrosas. A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

Fique esperto: o documento norteador do Concurso é o Regulamento, abaixo disponibilizado, e a inscrição, que é gratuita, vai até o dia 15 de setembro. Participe e boa sorte!

Confira:

Cronograma:

14/07/2014

Abertura das inscrições

15/09/2014

Fechamento das inscrições

03/10/2014

Prazo para entrega da pré-seleção pela equipe julgadora

3/11/2014

Prazo para encerramento das visitas “In loco”

17/11/2014

Prazo para entrega do resultado final a comissão organizadora

01/12/2014

Prazo para entrega do resultado final a comissão organizadora

Dezembro de 2014

Cerimônia de premiação

Passos:

1) Faça o download da FICHA DE INSCRIÇÃO

2) Preencha todos os campos e os textos da FICHA DE INSCRIÇÃO, observando os limites de página e anexando a comprovação de que a prática tenha sido implementada por um período superior a 180 dias contados do último dia de inscrição no Concurso (obrigatório), bem como as evidências (se necessário).

3) O Responsável deve assinar a FICHA DE INSCRIÇÃO. Em seguida, a ficha deve ser digitalizada em formato PDF e enviada para o e-mail praticas.concurso [at] cgu.gov.br.

Pronto! No prazo máximo de 48 horas você receberá um e-mail confirmando a inscrição.

__________________________________________________________________________________

O que é o Concurso de Boas Práticas?
É uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (www.cgu.gov.br) voltada a estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública.

Quem pode participar?
Órgãos e entidades do Poder Executivo Federal sediados em todo o território nacional. No caso de órgão ou entidade com unidades administrativas desconcentradas ou descentralizadas estabelecidas em sua estrutura regimental, estatuto ou regimento interno, é facultado a essas unidades inscreverem-se no Concurso de forma autônoma.

Sou de um órgão/entidade estadual ou municipal. Posso participar?
Não.

Qual o documento norteador do Concurso?
O Regulamento, aprovado pela Portaria n. 1.410/2014 da CGU, publicado no D.O.U. na data de 02/07/2014, e disponível para download neste site.

Quais são as categorias?
1) Fortalecimento dos controles internos administrativos;
2) Promoção da transparência ativa e/ou passiva;
3) Aprimoramento das atividades de ouvidoria; e
4) Diminuição no tempo de apuração disciplinar.

Quanto custa a inscrição?
A participação é gratuita.

Quantas inscrições podem ser apresentadas?
Duas por categoria, com um máximo total de oito inscrições por órgão ou entidade.

Como me inscrever?

1) Faça o download da FICHA DE INSCRIÇÃO.

No prazo máximo de 48 horas você receberá um e-mail confirmando a inscrição.

Há impedidos de participar?
Órgãos integrantes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo federal citados no artigo 22 da Lei nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001 e as auditorias interna das entidades da Administração Pública.

Fui premiado na edição anterior. Posso participar com a mesma prática?
Não.

Não fui premiado na edição anterior e quero apresentar a mesma prática. Posso participar?
Sim.

Quantos serão premiados?
Serão premiadas as três melhores práticas em cada categoria. Também podem ser concedidas menções honrosas, a critério da Comissão Julgadora.

Qual o prêmio?
O prêmio, de caráter simbólico, consistirá em uma placa gravada e um certificado expedido pela CGU.

Qual o prazo de inscrição?
15/09/2014.

Qual o prazo para publicação do resultado final?
01/12/2014.

Quando será entregue a premiação?
A entrega ocorrerá em cerimônia comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção, em data e local a ser divulgado.

Dúvidas? Entre em contato com a Comissão Organizadora:

Maria de Fátima Rezende (Presidente)
João Paulo Silveira

Telefone: (61) 2020-7120