Observatório de Políticas de Ações Afirmativas funcionará no Centro de Vivência

O Observatório de Políticas de Ações Afirmativas da Ufes (OPAA) passará a funcionar no Espaço A, localizado no Centro de Vivência do campus de Goiabeiras. Além de se dedicar à formulação de políticas afirmativas para a Universidade, o observatório também será um espaço de acolhida aos membros da comunidade universitária e trabalhará em parceria com a Ouvidoria e a diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). Desde a sua implantação na Ufes, em maio deste ano, o OPAA funcionava junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), no Centro de Educação.

Os coordenadores do OPAA – os professores Rosemeire dos Santos Brito e Sérgio Pereira dos Santos – se reuniram nesta segunda-feira, 24, com a vice-reitora Ethel Maciel; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Alex Rodrigues; a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Brunela Vicenzi; e o ouvidor Ricardo Behr, para definir a estrutura e as futuras ações do observatório.

“Após a criação do OPAA, fizemos um levantamento das pesquisas já produzidas sobre estudantes cotistas e um diagnóstico com vistas à elaboração de um plano de trabalho. Agora, queremos implementar esse plano de trabalho para criar um Programa de Ações Afirmativas. Esse é o objetivo”, explica a professora Rosemeire Brito.

Parceria

O Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA) foi instalado na Ufes a partir de uma parceria com as universidades federais Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de São Carlos (UFSCar), de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (UFOP). Essa cooperação visa proporcionar um melhor compartilhamento de estratégias e soluções para a permanência e assistência estudantil, além de identificar, analisar e comparar as políticas de permanência e assistências e seus impactos.

Na foto: o ouvidor Ricardo Behr, a professora Rosemeire Brito, o pró-reitor Alex Rodrigues, a vice-reitora Ethel Maciel, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos Brunela Vicenzi e o professor Sérgio dos Santos

Texto e foto: Thereza Marinho

Categoria: