Ouvidoria Geral da Ufes amplia horário de funcionamento

Publicado em 31 de Outubro de 2018 - 18:48

Com o objetivo de ampliar o atendimento presencial ao público, a Ouvidoria Geral da Ufes estendeu o seu horário de funcionamento, que passa a ser das 7h30 às 19h – de segunda a sexta-feira – considerando que são diversas as atividades acadêmicas no período noturno. O setor recebe, analisa e responde as demandas da comunidade universitária e da sociedade relacionadas à Universidade, e também recebe pedidos de informações sobre a instituição. A Ouvidoria acolhe manifestações e comunicações diversas, e está localizada no Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras.

De acordo com o ouvidor geral, professor Aureo Banhos dos Santos, a Ouvidoria realiza a gestão e monitoramento do serviço de acesso à informação para o cidadão. Todas as manifestações do público são registradas em dois canais: o e-OUV, do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, que registra denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios; e o e-SIC, do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, que recebe os pedidos de informações. “As ouvidorias são ferramentas muito importantes para a cidadania, pois possibilita o controle social sobre as instituições públicas”, ressalta Aureo Banhos.

Segundo ele, além de intermediar a solução de diferentes questões para o cidadão, a Ouvidoria também contribui para o aprimoramento dos serviços prestados pela Ufes, a partir das demandas dos usuários. O setor coordena, também, a revisão e atualização da Carta de Serviços ao Usuário da Ufes, que está disponível em sua página na internet e no portal da Ufes, em que as pessoas podem obter informações sobre como acessar os setores que procuram, além da página Serviço de Informações ao Cidadão. “Esta interação com a sociedade consolida uma efetiva ação de transparência da Universidade, e diferentes setores já estão se ajustando ao objetivo de facilitar o acesso à informação”, destaca o ouvidor.

Balanço

A Ufes aderiu ao sistema e-OUV em abril de 2016. Até outubro de 2018, a Ouvidoria recebeu um total de 885 manifestações por esta ferramenta e, somente neste ano, foram 423. Desde 2012 – ano de adesão da Ufes ao e-SIC – a universidade recebeu 1.117 pedidos de acesso à informação, sendo que em 2018 foram 215, até outubro. “Isto significa que a sociedade, cada vez mais, interage com a Administração da Ufes e quer participar dos processos de melhoria dos serviços prestados à população”, observa Aureo Banhos.

A equipe da Ouvidoria está trabalhando, segundo ele, para consolidar a cultura da transparência na Universidade. Para isto, está realizando visitas às direções dos centros de ensino e aos conselhos departamentais, prestando esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria e sobre a importância do controle social. Além do ouvidor geral, a equipe da Ouvidoria é composta pelos servidores Pâmella Teixeira Cardoso Jeveaux, Welington Batista Pereira, Janete do Carmo Narciso e Italo Jose Queiroz Pompermayer.

As manifestações ou comunicações podem ser encaminhadas à Ouvidoria Geral da Ufes por meio do telefone (27) 4009-2209, do Whatsapp (27) 9 8809 0151, do e-mail ouvidoria [at] ufes.br ou pessoalmente, no Centro de Vivência do campus de Goiabeiras.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho