Participação do Ouvidor Geral da UFES na Reunião que apresentou o Relatório de Avaliação Institucional da UFES pela Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Publicado em 9 de Abril de 2014 - 19:07

Por Hélio Marchioni, com foto de Jorge Medina

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes divulgou o relatório final da Autoavaliação Institucional – ano base 2013 – que já está disponível no endereço eletrônico: www.avaliacaoinstitucional.ufes.br , no link Relatórios da CPA.

A apresentação foi realizada no dia 7, na sala de sessões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs), e contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel, e de outras autoridades acadêmicas.

A autoavaliação utilizou questionários de pesquisa de opinião e ouviu 16.486 estudantes, 273 professores e 185 técnicos-administrativos que apontaram potencialidades e fragilidades nos quatro campi da instituição. O objetivo foi identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão, da assistência e da gestão, com vistas à melhoria da sua qualidade.

Pontos avaliados

A pesquisa avaliou pontos como atividades desenvolvidas pelo curso, responsabilidade social, divulgação das informações institucionais, canais de comunicação institucional, gestão administrativa, infraestrutura, conservação e limpeza, bibliotecas, práticas de assistência estudantil, sustentabilidade ambiental, atividades das pró-reitorias, mobilidade nacional e internacional, missão da Ufes e Plano de Desenvolvimento Institucional.

Entre os resultados podemos destacar a aprovação dos canais de comunicação Portal da Ufes, Rádio Universitária e Jornal Informa com índices de 63,3%, 59,6% e 52,5% de “Bom” e “Ótimo”. Outro exemplo é o item Infraestrutura, que apresentou resultados opostos para São Mateus e Alegre. Enquanto em Alegre foi evidenciada a insatisfação com as salas de aula, em São Mateus os índices de “Bom” e “Ótimo” para esse item passou de 65%.

A CPA é o órgão responsável pela condução dos processos de avaliação interna da Universidade, assim como pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fins de avaliação institucional.

Fonte: http://portal.ufes.br/conteudo/cpa-divulga-relat%C3%B3rio-da-autoavalia%...