Ufes adere ao sistema de ouvidorias integradas do Governo Federal

A Ouvidoria da Ufes passa o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal  (e-Ouv). A adesão ao sistema, ocorrida na última quarta-feira, 6, irá proporcionar a padronização do atendimento às manifestações que chegam ao setor.

Por meio do sistema podem ser feitas denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Todas as demandas repassadas para a Ouvidoria da Ufes estarão disponíveis no e-Ouv e poderão ser acessadas por qualquer pessoa que tenha o protocolo da demanda.

Com a adesão, ocorreram algumas mudanças, como a identificação do demandante e os prazos para dar a resposta ao cidadão. “Antes as demandas eram totalmente identificadas ou identificadas com restrição, ou seja, só os ouvidores conheciam o autor da demanda. Agora é possível fazer uma manifestação anônima, por exemplo”, explica a servidora da Ouvidoria da Ufes,  Pâmella Jeveaux.

Outra mudança está no prazo de atendimento: “Com a inclusão da Ouvidoria no e-Ouv, foi estabelecido o prazo de 20 dias para uma resposta ao cidadão, prorrogável por mais 10 dias”, afirma.

Apesar da adesão ao sistema, a Ouvidoria da Ufes também atende demandas por telefone e pessoalmente.

e-Ouv                

O e-Ouv é um canal integrado para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e funciona 24 horas, podendo ser acessado através do site www.cgu.gov.br .

As manifestações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, e as respostas são encaminhadas por e-mail para o requerente, exceto quando a manifestação for feita de forma anônima.

O sistema faz parte do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, criado pela Controladoria-Geral da União em dezembro de 2015 com o objetivo de apoiar órgãos e entidades na execução das atividades da Ouvidoria.

A Ouvidoria da Ufes é localizada no primeiro andar do Centro de Vivências, campus de Goiabeiras, e o telefone para contato é 4009-2209.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

http://portal.ufes.br/conteudo/ufes-adere-ao-sistema-de-ouvidorias-integ...

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação
Dados abertos
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910