Disponível relatórios de gestão de controle e participação social no ano de 2020

Publicado em 15 de abril de 2020, por Welington Batista Pereira.

A Ouvidoria da Universidade Federal do Espírito Santo disponibiliza neste mês de abril os relatórios de gestão anual da participação e controle social através da Ouvidoria. Seguindo o disposto nas legislações que regem o trabalho de uma unidade de ouvidoria de instituições vinculadas Porder Executivo Federal: LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011, LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017. Conforme disposto na legislação citada, os relatórios em questão também foram encaminhados ao gestor máximo do órgão (Reitor).

Os relatórios atestam a promoção do direito à participação e controle social garantidos pela Universidade Federal do Espírito Santo, um quesito essencial para exercício da cidadania.

Parte do ano de 2020, e até o presente momento, toda população mundial está sendo impactado político, social e econômicamente pelos fatores advindos da pandemia de COVID-19. A partir do segundo trimestre de 2020, o serviço prestado pela Ouvidoria foi executado totalmente de maneira remota, seguindo as medidas adotadas pela Universidade Federal do Espírito Santo para enfrentamento da pandemia. O atendimento, recepção e encaminhamento das manifestações e pedidos de informação permaneceu atuante por meio dos canais de whatsapp, e-mail, telefone, lepisma, e pela plataforma Fala.BR. Neste período, as atividades acadêmicas foram desenvolvidas através do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte).

Comparativo com as demais universidades federais brasileiras

A seguir, uma análise comparativa do trabalho desenvolvido pelas Ouvidorias das universidades federais no tocante a promoção da participação e controle social durante o ano de 2020.

Cabe considerar na análise quantitativa dos dados alguns fatores que possivelmente podem influenciar o volume de registros de manifestações, como:
- tamanho da comunidade universitária
- acessibilidade e canais de atendimento da ouvidoria
- divulgação e orientação de participação e controle social através da ouvidoria
- confiança no serviço prestado pela unidade de ouvidoria, em conjunto com a atenção dada pelos setores, gestores responsáveis pela análise e apuração dos fatos relatados.

1- Consultamos o Painel Resolveu? para comparação da Ufes com as demais 64 universidades federais brasileiras em relação a gestão de manifestações:

1.1- A Universidade Federal do Espírito Santo foi a sexta universidade federal que mais recebeu registros de manifestações durante o ano de 2020

2- Consultamos o Painel Lei de Acesso a Informação para comparação da Ufes com as demais 64 universidades federais brasileiras em relação à gestão de pedidos de informação

2.2- Transparência Ativa: A Universidade Federal do Espírito Santo está em 9º colocação dentre às universidades federais no cumprimento de itens de transparência ativa (detalhamento disponível no Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso a Informação)

2.3- Transparência Passiva: A Universidade Federal do Espírito Santo está em 29º colocação dentre as universidades federais em relação ao quantitativo de pedidos de informação recebidos

Acesse os relatórios:
Relatório Anual 2020