Projeto Ouvidoria Itinerante
O Projeto - Ouvidoria Itinerante está em execução nos Campi da UFES fora de Goiabeiras, onde está localizada a Ouvidoria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Este projeto pretende aproximar a Ouvidoria da UFES da comunidade de universitária, bem como fortalecer seu papel institucional, garantido formas de atendimento direto aos usuários dos serviços prestados pela Universidade. Após o retorno às atividades presenciais, Fase 4 do Plano de contingências COVID 19-UFES, a Ouvidoria já esteve presente nos campi localizados Sul do Estado (Alegre) e em São Mateus. A Ouvidoria está no aguardo da confirmação da agenda para realização da Ouvidoria Itinerante no campus de Maruípe.
O Projeto Ouvidoria Itinerante visa atender ao Plano de Desenvolvimento Setorial da Ouvidoria (PDS-2022/2023) em seu Objetivo: “Apresentar e fortalecer a Ouvidoria como um canal de relacionamento com a comunidade”; que estabeleceu a Meta 2: “Estar presente em todos os campi e unidades organizacionais da UFES”; e tem por indicador de cumprimento: “2 - Realização de visitas trimestrais a cada campus da universidade.”
O PDS-2022/2023 foi elaborado com o suporte metodológico da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) com vistas à atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFES (PDI/UFES) e ao Plano de Ação do Modelo de Maturidade em Ouvidorias Públicas (MMOuP), estabelecido pela Portaria 581/2021/GCU.
Compreendendo a necessidade de maior entendimento sobre a necessidade de aplicação desse projeto, a seguir apresentamos quem é a Ouvidoria, seu Locus Organizacional e seu papel institucional.
Os objetivos da Ouvidoria Itinerante são:
Objetivo Geral
Estabelecer a presença da Ouvidoria em todos os campi da UFES, bem como ampliar acesso direto e escuta aos usuários dos serviços prestados pelas unidades organizacionais da universidade, identificando e registrando os atendimentos para gerar dados que propiciem a melhoria destes serviços.
Objetivos específicos
- Ampliar o sentimento de presença da Ouvidoria em todos os campi da UFES.
- Viabilizar canais de atendimento direto aos usuários dos serviços prestados pelas diversas unidades organizacionais;
- Registrar e quantificar o número de atendimentos presenciais de modo a subsidiar a discussão sobre a necessidade de unidades descentralizadas de ouvidorias nos campi da UFES.
- Contribuir para o diagnóstico de riscos das unidades localizadas nos diversos campi com vistas a melhoria da efetividade dos serviços prestados.
- Ampliar o conhecimento e o uso da plataforma FALA.BR como ferramenta para registro de manifestações de ouvidoria e solicitação de informações.