Relatório Anual de Autoridade de Monitoramento da Ufes destaca avanços na transparência e participação social

A publicação do relatório evidencia o compromisso da Ufes com as obrigações previstas na Lei de Acesso à Informação.

A Ouvidoria da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes - divulgou o seu Relatório Anual de Autoridade de Monitoramento, reiterando o seu comprometimento com os deveres previstos na Lei de Acesso à Informação – LAI - e destacando a importância do direito à informação pública para fortalecer a transparência e a accountability das instituições públicas. A LAI é um instrumento crucial para garantir que os cidadãos tenham acesso a informações relevantes sobre as ações e decisões do governo, possibilitando uma participação mais consciente no processo político e uma fiscalização mais efetiva.

O relatório reconhece que o compromisso com a transparência e o acesso à informação vai além das exigências legais, sendo também uma questão ética e moral. Nesse sentido, a instituição reforça a importância de criar uma cultura de transparência e colaboração, permeando todas as áreas da universidade. Isso inclui a implementação de políticas internas, capacitação dos servidores e disponibilização de recursos tecnológicos para facilitar o acesso à informação pública.

Segundo a Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação da Universidade - AMLAI, Renato Schwab: “ (...) as unidades da Ufes têm avançado significativamente na implementação da transparência ativa e dados abertos, o que é um importante passo para a consolidação de uma gestão pública mais transparente e participativa”.

No entanto, é importante ressaltar que a Ufes reconhece a existência de itens relacionados à transparência ativa que necessitam ser aprimorados, demonstrando a necessidade contínua de fortalecer suas práticas de transparência pública. A Universidade encara esses desafios como oportunidades de crescimento e aprimoramento, implementando medidas adicionais e buscando soluções inovadoras para aperfeiçoar sua cultura de transparência e colaboração. Em estreita colaboração com a AMLAI, a instituição alinha esforços e implementa recomendações essenciais para garantir uma gestão pública cada vez mais transparente e participativa.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.