O que deve conter em minha denúncia?

O que deve conter em minha denúncia?

Para cadastrar uma denúncia de forma eficaz na Plataforma Fala.BR, é fundamental apresentar o máximo de informações. Isso é essencial para a análise inicial dos casos. As informações devem responder às perguntas essenciais:

Dessa forma, considere incluir:

  • Nomes de pessoas e empresas envolvidas;
  • Data ou período em que se deu o fato e se ainda ocorre;
  • Se há registros ou documentos que possam comprovar o fato denunciado;
  • Se há testemunhas que possam ser procuradas para falar sobre o assunto;
  • Se você presenciou a situação que está denunciando ou apenas ouviu falar.
  • Descrição detalhada dos fatos, incluindo todos os detalhes possíveis. Quanto mais específico e detalhado for o relato, mais viável será verificar a veracidade e consistência dos fatos apresentados. Informações vagas ou incompletas dificultam o entendimento e a apuração dos casos, podendo até inviabilizar a investigação;
  • Histórico ou contexto dos acontecimentos, em casos de irregularidades contínuas ou comportamentos recorrentes.

Ao registrar a denúncia, lembre-se de expor os fatos com verdade, agir com urbanidade e boa-fé, e prestar as informações solicitadas para o esclarecimento dos fatos.

 

Trecho retirado do Guia Descomplicado para Denúncias de Assédio da Ouvidoria da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

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